Olá

O meu nome é Salomé e sou mãe de uma linda menina de 2 anos e meio! Esta é a minha história, a história de como me abri a um desafio de uma vida mais sustentável.

Esta minha caminhada começou por, durante o banho, ter reparado na quantidade infindável de plástico que tinha no armário da minha casa de banho. Desde shampoo’s, amaciadores, óleos, cremes, espumas, geis e outros que tais, contei mais de 20 frascos no armário. E todos eles teriam apenas um destino – lixo.

Tudo bem que pode ser reciclado – desde há muito tempo que há o hábito nesta casa de separar o lixo pelos habituais três caixotes, mas mesmo assim continuamos a falar de plástico que passará por um processo de reciclagem – que também tem custos ambientais, mas que grande parte dele acabará num aterro.

Para isto também contribuiu ter visto o documentário Broken – a farsa da reciclagem, disponível no Netflix. Fiquei assustada com a quantidade de plástico que é totalmente desperdiçado e que acaba invariavelmente nos nossos oceanos.

Nota prévia – não sou, de todo, contra o uso do plástico. O plástico foi e é extretamente importante para uma enorme evolução na sociedade, principalmente em termos de higiene e saúde. Mas temos de saber a que custo. Não quero acabar com o plástico. Quero evitá-lo, sempre que possivel, e quando não o for quero reutilizá-lo. Não é rejeitar as embalagens, é tomar decisões conscientes e inteligentes.

Este blog será como que um diário das minhas aventuras em tornar o meu dia-a-dia mais sustentável. Não só por mim, mas pelo mundo que quero deixar à minha filha, e aos filhos que ela terá. E para que este desafio não seja meu, só meu, mas também da minha comunidade. Porque isto só vale se for feito em conjunto. Em comunidade.

Bem-vindos à minha página. Acompanham-me?