Habitantes da terra da Preciosa! ATENÇÃO, muita atenção!

Vocês já repararam nestas placas que estão nos jardins desta vila?

Ia eu descansada da vida, a caminho das compras, e reparo nelas: “Não estamos a cortar a relva…”. Mas como ia de carro não reparei no resto. Pensei : “olha tu queres ver que os cortadores de relva estão de greve?! 😀 Hahahahaha

Segui caminho, mas confesso que fiquei curiosa. Na volta paro, vou ver com os olhinhos bem de perto e acabo de ler a frase: “….para alimentar as abelhas! Obrigado” Hahahahaaaaa 🤣pensei eu, afinal eles estão a polinizar.

Boa município da terra da Preciosa.

E não é que saiu um artigo no Greensavers sobre esta boa noticia? “ O município de Lousada decidiu ser amigo dos polinizadores, e para isso, vai deixar de cortar a relva e permitir que a vegetação cresça em alguns espaços verdes da vila.”

E vocês perguntam: Oh Preciosa, mas porque é que a polinização é importante para a sustentabilidade ambiental?

Este tipo de de iniciativa é importante porque desperta uma maior sensibilização para a sustentabilidade ambiental, despertanto curiosidade sobre o tema.

Eu não estava de todo familiarizada com o tema e despertou curiosidade, e numa breve pesquisa, descobri que a polinização é muito importante para os ecossistemas, pois permite o transporte de pólen de flor em flor através das aves, abelhas, borbo­letas, vespas, ou outros animaizinhos que pousam e se alimentam do néctar das flores ou que de alguma forma contactam com estas.

Isto vai permitir, lá está, que haja uma maior disseminação das espécies vegetais, aumentando o número e a variedade dos espaços verdes.

Recado para a minha filha: Estás a ver, mini Preciosa?? Estou sempre a dizer: “oh pá não cortes as flores porque as abelhinhas precisam de comer…..” mas nesta idade o ouvido selectivo é tramado….. 🙄