Estamos fartinhos de ouvir falar que a água é um recurso natural em “vias de extinção”, mas a pergunta que me faço é o que fazemos cada um, individualmente, para que daqui a 20 anos – sim, 20 anos, minha gente – não estarmos a fazer a dança da chuva na esperança que chova ☹ E daqui a pouco chega o verão, e até já adivinho o destaque das aberturas dos telejornais: “Portugal enfrenta a maior seca dos últimos anos“

Fica a dica dos especialistas e estudiosos do tema:

Portugal enfrenta um risco de escassez de água já nos próximos 20 anos: “É urgente antecipar o risco de ter de gerir pouca água face às necessidades do país”, alerta Filipa Saldanha, sub-diretora do Programa Desenvolvimento Sustentável da Fundação Calouste Gulbenkian.

Ou seja, num horizonte até 2040, pode mesmo faltar água em Portugal para as atividades mais básicas, concluiu o estudo O uso da água em Portugal: olhar, compreender e atuar com os protagonistas-chave”, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolvido pelo C-Lab – The Consumer Intelligence Lab entre 2019 e 2020, e agora apresentado a propósito do Dia Mundial da Água.

Aqui na casa da Preciosa já adquirimos hábitos tão simples que hoje em dia já fazem parte da rotina:

1. Temos um recipiente para aproveitamento da água fria do banho enquanto não chega a quente. Não temos noção da quantidade de água que desperdiçamos para aquecer a água do banho, até adoptarmos este gesto tão simples. E usamos para a sanita – é menos uma ou duas descargas de água desnecessárias. Sabem quantos litros de água vão pelo cano abaixo por cada descarga? 10 a 15 litros, agora pensem se não vale a pena ter um baldinho ☺ Notei uma diferença na factura da água no final do mês.

2. As águas sanitárias são aquecidas por painel solar, que no verão o nosso rico sol faz a sua função e no inverno está ligado ao recuperador de calor que aquece a casa e a água.

3. Deixamos de comprar água engarrafada. A nossa água é boa para beber, mas porque é que eu estou a pagar água 2 vezes??? Foi este o pensamento que me surgiu quando decidi deixar de comprar água. Mas não gosto daquele sabor caracteristico da água da “companhia”, então decidi comprar um jarro de filtro. Resolveu-se o problema : ) Não se nota nadinha de sabor. Porém descobri que o filtro está cheiinho de plástico e não é reciclável ☹ . Decidi que vou experimentar uma opção mais sustentável, como o pau de carvão activado para ver se funciona mesmo. Depois digo-vos se resulta ☺

4. Nesta casa não há banheiras por isso, não há banho de imersão para ninguém. Os banhos são sem água a correr, porque a cada 2 min de duche gastamos uma média de 40 litros de água, dizem os especialistas☺

5. A lavagem da loiça, mãos, dentes e afins lava-se sem água a correr. É daquelas coisas que me causa urticária e na minha casa não deixo que ninguém o faça… Até a mini Preciosa já está ensinada e quando lava as mãos diz: não se gasta muita água, só um bocadinho porque o planeta precisa de água.”

6. As máquinas de lavar loiça e roupa só funcionam com carga máxima e em programas eco

7. Tenho jardim sim e rego claro, mas é uma rega programada nos dias que necessita, 30 min por dia tudo controlado. Os vasos rego com regador.

8. Tenho em todas as torneiras um redutor de caudal de água, só esta peça permite reduzir o caudal em cerca de 50%, dizem os especialistas. Mais uma diferença notada na factura da água e na carteira.

9. Também li que lavar o carro com a mangueira pode chegar aos 400 litros de água gasta. Lavar o carro nas estações de serviço self-service, ou então em casa, mas com máquina de pressão acaba por poupar muita água.

10. Revejam todas as torneiras da casa, especialmente as de exterior. Os entendidos na matéria também escrevem que uma torneira a pingar pode gastar cerca de 30 litros de água por dia… Agora pensem ☹

Vamos tentar implementar alguns destes gestos diários? Vais ver que vais que sentir logo no final do mês e na conta bancária.

Para hoje proponho este desafio da APDA #H2Off às 22h vamos fechar as torneiras durante 60 minutos, bora lá quem alinha com a Preciosa???

O planeta e as próximas gerações agradecem ☺